0Shares

RADAR_THECAB_CHAPEU2

No próximo domingo acontece o Oscar 2016 e a gente não pode deixar de falar das animações que estão concorrendo neste ano. Então, senhoras e senhores, com vocês os indicados na categoria Curta de Animação.

dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

A História de Um Urso (Historia de un oso)

Dirigida pelo chileno Gabriel Osorio, esta animação de 11 minutos levou dois anos para ser concluída e já foi premiada em diversos festivais de cinema: Cleveland, Palm Springs, River Run, Anima Mundi 2014 entre outros. Este é o primeiro curta do diretor e conta a história de um urso que vive nas ruas, com uma máquina que exibe um teatro de fantoches,  e onde conta a história da sua família. O curta faz uma analogia com os animais encarcerados em circos e também se inspira na própria história do avô do diretor, que foi preso durante a ditadura chilena e depois exilado na Inglaterra. Veja o trailer:

dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

 

We Can’t Live Without Cosmos (Mi ne mozhem zhit bez kosmosa)

Esta é a segunda indicação do animador russo Konstantin Bronzit na premiação. Na história, dois astronautas tem desde a infância o sonho de voar para o espaço. Para isso, fazem todo o possível para serem sempre os melhores e assim aumentarem suas chances de ser o escolhido pela agência espacial. Em 16 minutos (sem diálogos e só com trilha sonora) o diretor mostra todo o esforço da dupla, dos treinos até a ida para o espaço. Mas o pior acontece e após uma explosão os personagens se veem envolvidos com a dor, perda, superação e surpresa. Veja o trailer:
dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

 

Sanjay’s Super Team (Os heróis de Sanjay)

A animação da Disney/Pixar, exibida nos cinemas antes do filme O Bom Dinossauro, e dirigida pelo consagrado Sanjay Patel (Vida da Inseto, Toy Story 2, Monstros S.A, Os Incríveis etc.), conta a história de um garoto indiano cujo amor pela cultura pop ocidental dos desenhos animados e gibis entra em conflito com o pai que quer levá-lo para as tradições hindus. Porém, quando Sanjay começa a ver os deuses e divindades como super heróis, tudo passa a ter um significado fantástico. Veja abaixo uma cena do curta:
dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

 

Prologue

Uma batalha sangrenta entre espartanos e atenisienses, ocorrida há 2.400 anos, é o fio condutor da história criada pelo veterano animador Richard Williams (Uma cilada para Roger Rabbit). O filme é todo desenhado à mão e o autor conta que teve a ideia quando tinha 15 anos. (Wow!) Porém, somente hoje, aos 83 anos, é que segundo ele adquiriu técnica e experiência para dar vida à história. Veja abaixo uma breve explicação sobre o curta e todos o anos de trabalho e aprendizado que envolveram o projeto.
dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

 

World of Tomorrow

Criado pelo animador Dan Hertzfeldt (premiado em 2001 pelo curta “Rejected”), o filme World of tomorrow é um curta de ficção científica que já ganhou inúmeras críticas positivas da imprensa especializada e ainda o prêmio “Grand Jury”, do festival Sundance. Na história, a protagonista se encontra com sua versão vinda de um futuro distante e se confronta com sí mesma e a própria evolução humana. Com uma forma inovadora de narrativa, em menos de 20 minutos os efeitos da animação mesclam uma viagem ao futuro com cenários minimalistas, poucos detalhes e bonecos palito quase sem cor e sem forma, o que gera um visual psicodélico e impressionante. Confira o trailer:
dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd
E aí, já tem o seu escolhido? Conta pra gente!
dsdsdsdsdsdsdsdsdsddsdsdsd

 

 

 

0Shares