0Shares

Acho que já mencionei aqui muitos artistas que são visual developers, ou seja, desenvolvem visualmente uma história. Por exemplo, o livro “The Art of Toy Story 3” ou “The Art of Shrek“, “The Art of Tangled” ou qualquer outro “the art of…”.

Eles mostram todo o processo, desde o início, de como foi idealizado e finalizado o filme. Isso é muito bacana, pois o trabalho de pesquisa de design (design process) é todo documentado. Na CTN animation pude ver os originais de alguns artistas que estavam expondo e vendendo suas pranchas, e isso realmente vai deixar sequelas aqui no blog. : )

Pra começar, vou reproduzir algumas pranchas que Armand Serrano (Sony Animation) postou em seu blog. Assim você pode ter uma idéia do processo. OBS: Acesse o blog de Armand Serrano e o estude com atenção. Seu conteúdo é muito bom! Dicas valiosas hein. Fica esperto.

(pesquisa de referências para o design. Uma coisa importante é o que se chama em design de “linguagem da categoria”, ou seja, seu farol pode ter qualquer forma, desde que seja reconhecido como um farol. Como? Veja a silhueta em P/B e você vai perceber.)

(estudo de formas e padronagens)

(thumbnails)

(estudo de valores em tons de cinza)

(detalhamento do interior)

Então, entendeu o processo? Muito, muito legal, não? Claro que isso leva um bom tempo de pesquisa e desenvolvimento, mas esse é o barato da coisa: fazer algo com o máximo de dedicação e afinco para atingir o melhor resultado possível. Vide tantos outros exemplos como os já citados Toy Story, Tangled e Shrek, A princesa e o sapo, Lillo & Stitch ou qualquer outro Hollywoodyano.

Não somos Hollywood e nem temos a mesma grana que eles, mas podemos sem dúvida ter um mercado (games por exemplo?) que não aceite menos como resultado, e claro, que pague o valor justo para seus colaboradores. Um processo como esse pode ser custoso, mas é compensador para a audiência, que se encantará com o filme ou game, para a empresa, que terá um produto de qualidade, e claro, para os artistas e desenvolvedores, que terão o prazer de poder usar toda sua energia em algo que terão orgulho de ter participado. Que melhor maneira de desenvolver um mercado com qualidade do que ter gente empolgada trabalhando nisso?

OBS: todas as imagens são do blog de Armand Serrano e de propriedade da Sony Animation

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE:

0Shares