Imagine uma situação na qual um Concept Artist precise criar uma daquelas catedrais góticas gigantescas, tanto exterior como interior, e ainda criar tanto objetos que fazem parte do altar e como aqueles usados na celebração. Não acho que seria fácil…
Não sei se é esse seu caso, mas eu sempre me confundi bastante com estilos arquitetônicos. Românico, Gótico, Gótico tardio, Barroco, Renascentista, Clássico. Pensando nisso, pretendo postar aqui – na medida do possível – um guia rápido de estilos de arquitetura. (Todos? Não sei… talvez alguns. Vamos ver.)
Como o objetivo não é fazer nada acadêmico, tentarei apenas identificar e ilustrar algumas características principais, de modo a facilitar seu reconhecimento e, portanto, facilitar a criação do desenho.
Acha que são detalhes? Talvez… mas penso que pra fazer direito, tem de conhecer a respeito, mesmo que seja o mínimo necessário. Então, boralá!
CARACTERÍSTICAS PRINCIPAIS – ESTILO GÓTICO:
(clique nos links p/ ver exemplos de cada)
4. Contrafortes e Arcobotantes externos (suportes em alvenaria p/ suportar peso)
5. Janelas laterais imensas e com vitrais ( interior da igreja muito iluminado)
6. Presença de Rosácea (grande janela circular, sempre na entrada da igreja)
7. Rendilhado (armação de pedra que emoldura as janelas)
8. Presença de Gárgulas e estátuas (ricamente decorado)
9. Torres principais muito altas e arrematadas por flechas, além de várias torres menores, também com flechas p/ o alto.
10. Plantas baixas em formato de cruz
A HISTÓRIA RESUMIDA: Por volta de 1200 à 1500 a.C, os construtores medievais ergueram catedrais com estruturas muito elaboradas e altíssimas. Algo sem precedentes na arquitetura até então (no caso, Bizantina, Românica, Grega, Egípcia e Pré-histórica). Essas catedrais imensas só foram possíveis devido a dois desenvolvimentos-chave da arquitetura: as Abóbadas com TRAVES (em inglês VAULTS) e os suportes externos chamados ARCOBOTANTES.
Na verdade, as abóbadas com traves e os arcobotantes já há muito eram usados , mas o que caracteriza o modelo Gótico é algo muito particular e facilmente identificável: o ARCO PONTIAGUDO e o CONTRAFORTE.
Para saber mais sobre o estilo e suas variações, clique aqui.
FONTES USADAS NA PESQUISA:
- Arte Comentada (Carol Strickland, Ph. D) Ed. Ediouro
- História da Arquitetura no Ocidente (R. Furneaux Jordan) Ed. Verbo
- The Lion Companion to Church Arquitecture (David Stancliffe) Ed. Lion Hudson
- NaoQueroFicardeRec.blogspot.com
- PortalSaoFrancisco.com.br
- wikipedia.org
OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE:
- Desenhando a Arquitetura Gótica II
- Notre Dame de Paris (e muitas outras) em 360º
- Arquitetura e Concept Art, por Ed Lee
- A importância do desenho, por Feng Zhu
- Concept Art que nada, é tudo REAL!
- Veículos de Guerra Russos
- Veja também os Primeiros posts do “TheConceptArtBlog”
8 comentários
Chairim says:
May 10, 2010
Poxa, eu possuo um blog de Design, axo o seu blog incrivel, ja até respostei materias suas (com devido crédito) e linkei seu blog nos “meus recomendos”. Materias muito boas e esta é sensacional! Parabens
admin says:
May 10, 2010
Oi, Chairim,
Poxa, que bacana que você está curtindo. Eu vi sua msg no twitter, mas respondi só uns 2 dias depois. Foi mal… ainda estou me acostumando a ficar todos os dias no Twitter. : )
Vi que replicou o texto no teu blog. Bacana, é isso aí. Seria legal que todos vissem esse texo. Tenho certeza que ele “fisgou” muito artista adormecido. : )
Abração
Jonathan says:
Aug 17, 2010
Eu tenho um site tambem de que falva de arquitetura ,mas ninguem comentava coloquei outros assuntos tambem, mas nada fazer oque.
Eu tambem sou louco por arquitetura , esses concept arts eu fico vendo um tempão , eu estudo pela internet sobre arquitetura, sei quase de tudo , barroco,gotico,moderno,high-tech, art nouveau ….
Katlyn says:
Oct 21, 2010
Amei seu blog.Me dá dicas incrivéis e vou continuar acessando e indicando.
Flavio Remontti says:
Oct 21, 2010
Valeu Katlyn!
Teatro Gotico says:
Nov 10, 2010
p/ quem admira a arte Gotica
GOTICOS CONTEMPORANEOS
TEATRO GOTICO
http://lh5.ggpht.com/_bCWHkQHJFFY/TNtIVVkcGXI/AAAAAAAAAE4/g1Dg1PbDUd4/s400/correio%20vampiros%20capa.jpg
Alvaro Neto UM DIRETOR DIFERENCIADO ELE e GOTICO http://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia182/2010/07/15/diversaoearte,i=202499/ATORES+PERFORMATICOS+SE+VESTEM+DE+VAMPIROS+E+SAEM+A+NOITE+ASSUSTANDO+GENTE.shtml Já existem góticos fazendo teatro e já tem um bom tempo chamam de TEATRO GOTICO o Diretor e ALVARO NETO que também escreve e atua nos espetáculos inspirados e realizados na influencia gótica atua na cidade de Brasília – DF ( BSB ) acompanhado do ator e também artesão Renato Barcelos que prefere ser conhecido como ( VLAD TEPS ) Uma homenagem a eterna figura mitológica Conde Drácula com preferência baseada em Drácula de Brans Toker um eterno e incrível clássico da literatura e do cinema o qual fez sucesso em todo o mundo ( PARA MAIORES NOTICIAS OU INFORMASOES ) acesse o site http://www.correiobraziliense.com.br ( OU ) Busque no GOOGLE Alvaro neto Vampiro OU Renato Barcelos Vampiro já que estão a maioria das vezes trabalham juntos. isto a cerca de 3 anos. confira este trabalho o qual ardera no coração de um simples estudante da faculdade de artes Dulcina de Moraes ( FADM )freqüentador e t do Espaço Cultural Renato Russo ( 508 – Sul ) pois este talvez seja o único a fazer isto na cidade de Brasília – DF ( BRASIL )
Deise says:
Aug 28, 2014
Só um erro no texto: “A HISTÓRIA RESUMIDA: Por volta de 1200 à 1500 a.C, os construtores medievais ergueram catedrais com estruturas muito elaboradas e altíssimas. Algo sem precedentes na arquitetura até então (no caso, Bizantina, Românica, Grega, Egípcia e Pré-histórica). Essas catedrais imensas só foram possíveis devido a dois desenvolvimentos-chave da arquitetura: as Abóbadas com TRAVES (em inglês VAULTS) e os suportes externos chamados ARCOBOTANTES.” O certo ali é 1200 à 1500 d.C. Mas adorei tudo, vai ajudar muito no meu trabalho de Medieval.
Flavio Remontti says:
Aug 28, 2014
Valeu pela correção Deise! ; )