0Shares

Pessoal, como recebi vários e-mails pedindo mais detalhes sobre a organização dessa viagem para estudar em Los Angeles, resolvi deixar aqui um FAQ (frequent asked questions) respondendo às principais dúvidas. Acho que talvez seja mais útil do que responder individualmente. Algumas das questões até já foram comentadas nos posts anteriores, mas tentarei aqui ser menos prolixo, ok?  : )  Bom, vamos lá:

01. Como conseguir lugar pra ficar?

Em Los Angeles a forma mais comum de conseguir lugar pra ficar é procurar no CraigList.com. Minha primeira impressão quando conheci esse site foi de algo não muito profissional, mas pode confiar que é firmeza. Todos os estrangeiros e mesmo os dos Estados Unidos que moravam fora de LA com quem conversei usaram esse site pra achar moradia.

Pra quem está fazendo isso pela primeira vez algumas dicas:

– Primeiro escolha onde você deseja morar (Pasadena, Hollywood, West Hollywood, etc.)
– Depois escolha que tipo de moradia deseja (individual, compartilhado, etc).

Abaixo, um típico anúncio CraigList:

Você pode responder ao anúncio através desse e-mail que aparece no topo, mas caso o anúncio disponibilize número de telefone para contato, é altamente recomendável ligar, pois é muito mais fácil e rápido.

Se você vai alugar uma casa sozinho, ou você e a esposa, por exemplo, provavelmente irá negociar os contratos diretamente com o próprio dono do imóvel. Se você vai alugar apenas um quarto de alguém que está sublocando (sublet) o imóvel, vai tratar também diretamente com ele.

Aqui no Brasil sublocar não é nada comum, mas não se preocupe com isso, pois lá é totalmente normal. Apenas fique esperto para pedir no contrato que ele mencione que irá devolver o valor do depósito inicial, caso seja exigido, total ou parcialmente. Tive amigos que tiveram problemas com isso, então deixe tudo escrito em contrato, exatamente como você faria aqui no Brasil.

2. O problema do visto: estudante ou turista?

O visto de turista para os Estados Unidos agora tem validade de 10 anos, e permite que você permaneça lá pelo período de 6 meses. Se quiser ficar mais que isso, precisará pedir a extensão do prazo. Porém, para os cursos de 3 meses na CDA, Gnomon ou qualquer outra academia de Concept Art em LA o de turismo é mais que suficiente. Além disso,  para obter o visto de estudante é exigido que você esteja matriculado em cursos full time, o que não é o caso.

Todos sabem como é exaustivo a obtenção de visto americano, mas uma vez que você cumpre todas as exigências, certamente não terá problema. As mais comuns:

– Comprovar que tem renda suficiente em conta para bancar seus estudos e estadia

– Comprovar que já está matriculado em alguma instituição de ensino. (Um detalhe: Na CDA eles não fazem matrícula adiantada, mas mantenha contato com a Estelle ou Silvia, que elas reservam lugar pra você. Estrangeiros têm preferência. Use os telefones e contatos da outra escola que esteja se matriculando no preenchimento do visto.)

Comprovar que já tem lugar pra ficar, com endereço e telefone (pode ser o recibo de Hostels, Hotéis ou casas alugadas por lá)

– E o mais importante: deixar claro que irá voltar (se tiver a passagem de volta já comprada é muito melhor. Mesmo que decisda voltar em outra data, você pode alterar a data do vôo. Vai pagar multa e tudo mais, mas que facilita na obtenção do visto, facilita)

Para todos os detalhes sobre visto aqui acesse o site da embaixada, AQUI.

OUTROS POSTS QUE PODEM SER DE SEU INTERESSE:

0Shares