0Shares

massive-black-characters

Quando falamos sobre caracterização do personagem, não há como deixar de fora a importância das roupas e dos acessórios. Um ótimo recurso é ter sempre à mão uma vasta biblioteca com referências de vestuário.  Se for de épocas diferentes, muito melhor. E se também for de diferentes etnias, nem se fala!

Vamos pensar a respeito. Não há como, simplesmente de memória, saber exatamente como desenhar um traje completo de, por exemplo, um “guerreiro anão asiático do século XII, ou um mutante réptilóide soviético. Po, tem de haver referências.

Confesso que já andei separando bastante coisa pra iniciar uma bem estruturada  “biblioteca mundial de roupas e acessórios”. Nisso incluo sapatos, calças, blusas, óculos, etc, etc, etc.

Considero particularmente importante tentar ver esses “objetos” de uma forma mais abrangente. Assim, uma bota não precisa ser A BOTA como conhecemos; da mesma forma “um óculos”, ou “uma mochila”. Tudo pode ser recriado, desde que seja a partir de conceitos corretos.

Bem, melhor explicar com alguns exemplos:

Sapato para o dia-a-dia (artefato de material confortável que tem o objetivo de proteger os pés, seja do frio, da sujeira, ou ambos)

Bota de soldado (artefato de material muito resistente, que tem o objetivo de proteger os pés em longas caminhadas e em terrenos com os mais variados tipos)

Touca para inverno (artefato de material quente para proteger a cabeça e/ou as orelhas do frio e/ou do vento e/ou da chuva)

A partir desses conceitos, o negócio é soltar a imaginação.

Outra coisa que ajuda bastante na hora de ilustrar é ter também referências de tipo de materiais. Couro, metal, tecido liso, tecido rústico, cobre, madeira, tudo isso precisará ser ilustrado e bem representado, de forma a ser entendido o mais rápido possível pelo observador. Já ouviu falar da “lei dos 3 segundos” no design? Pois é. É aquela na qual, em no máximo 3 segundos, o observador tem de saber o que é e de que material é feito. Se conseguir isso, já é um ótimo começo.

No site da Massive Black há exemplos e mais exemplos de como criar e caracterizar personagens, objetos, ambientes, criaturas e tudo mais o que vier na cabeça. A Massive Black é um estúdio localizado em San Francisco, California, e tem parceiros de desenvolvimento por diversos locais do mundo. Com renome internacional, é focado na criação de arte para a indústria de entretenimento. É também patrocinadora do famoso “ConceptArt.org“, uma comunidade de artistas e designers profissionais, além de estudantes que  desejam ingressar nesse mercado.

A Massive Black é referência obrigatória.

0Shares